Marco Carbonari, dono da vinícola Villa Santa Maria, localizada no Valle do Baú em São Paulo, explicou hoje que os vinhos são enquadrados em duas categorias, sendo elas o branco e o tinto.
No entanto, Marco Carbonari elucida que existem mais de 10 mil tipos de uva para tal elaboração, indo desde as mais famosas como Sauvignon até outras, nem tanto, mas igualmente interessantes, como a Mourvedre, por exemplo.
O vinho branco varia entre cores do amarelo palha ao amarelo ouro. Marco Carbonari comenta que muitos dos rótulos são elaborados a partir de uvas verdes, porém, uvas tintas também podem ser utilizadas para a produção, mantendo claro, mantendo o suco e as cascas separadas.
A seguir, veja alguns dos vinhos brancos mais populares, selecionadas por Marco Carbonari:
Chardonnay
Segundo Marco Carbonari, a uva que elabora o Chardonnay compartilha do mesmo nome. Originário da Borgonha da França, é hoje um dos vinhos mais populares e amados no mundo.
O terroir, conta Carbonari, influencia muito na bebida, podendo assumir sabores dos mais variados, principalmente quando envelhecido, como por exemplo notas frutadas, ervas, baunilha e etc.
Sauvignon Blanc
O Sauvignon Blanc, segundo Marco Carbonari, é bem mais doce do que outros vinhos brancos, entretanto, gera ótimas bebidas secas. É possível perceber em seu sabor primário, notas de groselha e pêssego branco e, por conta de sua graciosidade, é um dos mais queridos do mundo.
Riesling
O vinho seco é extremamente doce e Marco Carbonari conta que tende a ser fortemente influenciado pelo solo. A bebida costuma ser bem aromática e com notas frutadas ao paladar, agradando, e muito, admiradores de vinhos brancos.
Chenin Blanc
Marco Carbonari comenta que a bebida é riquíssima em sua herança e é extremamente versátil. Possui aromas fortes, no entanto, seu sabor pode ser neutro.