A prostatectomia radical trata-se de uma cirurgia que, segundo o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, só é indicada para pacientes que tenham sido diagnosticados com câncer de próstata localizado. Esse procedimento, aumenta as chances de cura dos pacientes, sendo que 70% não voltam a sofrer com a doença.
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a cirurgia consiste em um corte de até dez centímetros na qual é usado como acesso à próstata e as vesículas seminais, na quais estão localizadas as células tumorais malignas.
Segundo o Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, o procedimento dura de 2 a 3 horas e por isso, é importante que o paciente tenha uma expectativa maior que dez anos de vida e esteja saudável.
Para realizar a prostatectomia radical, o indivíduo deve ser portador de câncer e o médico urologista deve realizar uma análise de sua situação clínica geral. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que o procedimento pode ser feito tanto com anestesia local, como com sedação (sendo a sedação, a opção que garante mais segurança e conforto ao paciente).
A cirurgia pode ser realizada de três formas:
CIRURGIA ABERTA
Um procedimento extremamente delicado que existe destreza e perfeição. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que os cortes podem ser maiores ou menores, dependendo da experiência do profissional cirurgião.
PERINEAL
Indicada para pacientes obesos, a prostatectomia perineal, já que na abdominal a próstata fica muito profunda, o que dificulta o acesso dos instrumentos cirúrgicos.
LAPAROSCÓPICA E ROBÓTICA
Trata-se de cirurgias menos invasivas e, o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que costumam causar menor sangramento e possibilitam uma melhor recuperação.
Cuide da sua saúde. Marque um horário com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, que te auxiliará da melhor forma possível em seu tratamento ou acompanhamento.