Há muitas pessoas doentes que esperam por uma doação de um órgão vital que seja compatível com seu organismo. À vista disso, o célebre José Admirço Lima Filho, entende que é de suma importância que mais pessoas se prontifiquem a ser doadoras de órgãos. Quer saber mais a respeito? Então prossiga com a leitura.
Doador de órgãos
Muitas pessoas são avassaladas com doenças que causam danos irreversíveis em alguns órgãos, como olhos, rins, e até mesmo o coração, fazendo com que as mesmas precisem de doações de órgãos que sejam compatíveis com seu organismo e com seu tipo sanguíneo. Entretanto, há poucos doadores de órgãos na atualidade.
Assim, o renomado anestesista José Admirço Lima Filho, entende que é imprescindível que mais pessoas se prontifiquem a serem doadoras de órgãos, pois esta atitude pode salvar inúmeras vidas.
Por exemplo, se um indivíduo sofre um acidente e acaba falecendo, porém possui um coração saudável, mas não é um doador de órgãos, uma criança que está esperando por essa doação não receberá o órgão, que por sua vez será enterrado junto com o corpo da vítima do acidente.
Como ser doador de órgãos
Ainda, o egrégio José Admirço Lima Filho comenta que ser um doador de órgãos é um processo simples: basta que o indivíduo avise sua família sobre o seu desejo de o ser, informando-o por meio de algum documento legalizado. Desta forma, após a morte do mesmo a família pode autorizar a doação dos órgãos propícios.
A doação dos órgãos é feita em uma ordem por lista de espera de uma determinada região. Essa lista é monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que garante que os indivíduos recebam corretamente o transplante necessário, sem que a ordem se altere, o que evita que o órgão seja interceptado e traficado em algum momento do processo.
Como ressalta o notável José Admirço Lima Filho, no Brasil, por mais que a pessoa tenha informado em vida que seus órgãos poderiam ser doados após sua morte, o procedimento só pode ser realizado com a autorização de sua família. Desse modo, é indispensável que o indivíduo converse minuciosamente com a mesma antes.
Órgãos que podem ser doados em vida
Embora alguns órgãos sejam vitais, sendo doados somente após a morte do indivíduo, existem alguns que podem ser doados em vida, como:
- Rim;
- Pulmão;
- Medula óssea;
- Fígado.