Medicina no Brasil NotíciasMedicina no Brasil Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Reading: Médicos da Bolívia entram em greve contra lei de “aposentadoria forçada”
Share
Font ResizerAa
Medicina no Brasil NotíciasMedicina no Brasil Notícias
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Medicina no Brasil Notícias > Blog > Medicina > Médicos da Bolívia entram em greve contra lei de “aposentadoria forçada”
Medicina

Médicos da Bolívia entram em greve contra lei de “aposentadoria forçada”

Oleg Volkov
Oleg Volkov 21 de junho de 2024
Share
SHARE

Na Bolívia, a idade de aposentadoria voluntária é de 58 anos para homens e 55 anos para mulheres

Médicos da Bolívia entraram em greve nacional na terça-feira (9) para protestar contra um projeto de lei que, segundo eles, os forçará a se aposentar quando completarem 65 anos.

Os médicos iniciaram uma greve nacional de 72 horas com uma marcha conjunta com professores contra o que eles chamam de lei de “aposentadoria forçada” que o governo quer que seja aprovada no Congresso boliviano.

Edgard Villegas, presidente da Faculdade de Medicina de La Paz disse que os médicos não aceitam a aposentadoria aos 65 anos, porque querem “uma reforma decente para que possam viver em paz.

“Alguns dos meus colegas se aposentaram com uma pensão de dois mil ou quatro mil bolivianos (cerda de 280 e 580 dólares, respectivamente). Não é possível”, argumentou. “Depois, queremos leis igualitárias no país, pois há setores, como as Forças Armadas, que podem se aposentar com uma pensão representando 100% de seus salários”, disse Villegas.

“A aposentadoria é um problema não só para professores e médicos, mas para todos os trabalhadores. Todos aqueles que precisam de uma renda para viver”, disse o líder dos professores, Jose Luis Alvarez. “Nem a polícia tem uma pensão de reforma como a do exército”, acrescentou.

O vice-ministro de Pensões e Serviços Financeiros, Franz Apaza, negou que o projeto de lei os forçaria a se aposentar aos 65 anos, mas os profissionais teriam que passar por um teste médico para verificar se estão aptos para o serviço.

Na Bolívia, a idade de aposentadoria voluntária é de 58 anos para homens e 55 anos para mulheres, embora o presidente da Faculdade de Medicina de La Paz, Edgar Villegas, disse que os médicos precisam trabalhar mais para obter uma aposentadoria decente.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
O mascaramento social no autismo pode gerar impactos profundos na saúde mental, tema que Alexandre Costa Pedrosa analisa ao discutir consequências psicológicas e caminhos reais de acolhimento.
Mascaramento social no autismo: Consequências psicológicas e caminhos de acolhimento, com Alexandre Costa Pedrosa
Notícias
Salvador amplia vacinação gratuita e fortalece prevenção contra HPV entre jovens
Saúde
Vestibular de Medicina no Moinhos terá inscrições abertas ainda em janeiro
Notícias
Transformação Digital na Saúde e Seus Impactos no Setor Médico
Medicina
Jose Eduardo de Oliveira e Silva mostra como novas estratégias pastorais podem tornar a evangelização mais viva, próxima e relevante no mundo atual.
Evangelização no mundo atual: estratégias pastorais para uma fé viva e relevante
Notícias
Alex Nabuco dos Santos destaca a força do mercado imobiliário de luxo em São Paulo e seu impacto nas tendências urbanas.
Saiba tudo sobre a força do mercado imobiliário de luxo em São Paulo
Notícias
Escolher o cirurgião plástico ideal exige sinais claros de segurança e qualidade, orienta Milton Seigi Hayashi.
Como escolher o cirurgião plástico ideal: Sinais de segurança e qualidade
Notícias
A agricultura familiar no Maranhão avança com iniciativas que fortalecem produção e renda das comunidades, comenta Fabio Jose Gentil Pereira Rosa.
Agricultura familiar no Maranhão: Avanços que fortalecem produção e renda
Notícias
Medicina no Brasil Notícias

A saúde em foco. O Medicina no Brasil traz as últimas notícias sobre tecnologia, política e mundo, analisando seus impactos diretos na saúde da população brasileira.

[email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?