Medicina no Brasil NotíciasMedicina no Brasil Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Reading: Efeitos do novo corona vírus nos rins
Share
Font ResizerAa
Medicina no Brasil NotíciasMedicina no Brasil Notícias
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Medicina no Brasil Notícias > Blog > Notícias > Efeitos do novo corona vírus nos rins
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Notícias

Efeitos do novo corona vírus nos rins

Oleg Volkov
Oleg Volkov 7 de abril de 2021
Share
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
SHARE

No início da pandemia do corona vírus, pouco se sabia sobre a doença. O Dr. Marco Antonio Fortes diz que os cientistas ainda têm muito a revelar, mas é de conhecimento que o Covid-19, originalmente descrito como uma infecção respiratória, afeta a função dos rins e de outros órgãos do corpo.

Os médicos de primeira linha da Unidade de Terapia Intensiva dos EUA (UTIS) descobriram que o novo corona vírus também causa insuficiência renal em alguns pacientes e mostra uma série de cálculos renais. Os efeitos são tão grandes que alguns países começaram a relatar a escassez crítica de suprimentos de diálise, destacando uma característica cruel e surpreendente da doença: lesão renal aguda.

O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Fortes explica que os pacientes com doenças renais estão entre os grupos de risco para a Covid-19, pois a doença renal crônica pode ser um dos fatores de risco que predispõe a uma evolução mais desfavorável da Covid-19, uma vez que propicia uma certa deficiência da resposta imunológica e, também, de alguns hormônios essenciais à saúde.

O novo corona vírus causa insuficiência renal aguda em uma taxa alarmante. Estudos preliminares estimam que 14% a 30% dos pacientes com Covid-19 na unidade de terapia intensiva também sofrem de insuficiência renal. No entanto, o vírus destacou que o mais preocupante é que além da doença renal, que é um dos fatores de risco que pioram a doença, alguns pacientes que nunca tiveram doença renal antes de contrair o corona vírus podem ter impacto nos rins.

O Dr. Marco Antonio Fortes diz que, até o momento, entende-se que a Covid-19 pode ter o risco de morte 2x maior em pacientes com alguma alteração renal. Porém, por ser uma doença que ocorreu recentemente, não está claro a extensão do dano renal causado pelo vírus, nem se ele irá causar dano permanente aos rins a longo prazo.

TAGGED:Corona virusCovid-19Marco Antonio FortesMarco Antonio Quesada Ribeiro Fortesrimurologia
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Gustavo Luíz Guilherme Pinto alerta para os impactos físicos e emocionais da obesidade e a importância da prevenção.
O perigo da obesidade: Entenda as consequências físicas e emocionais desse desafio crescente
Notícias
Rodrigo Balassiano explica como fundos híbridos permitem diversificação inteligente entre renda fixa e crédito estruturado.
Fundos híbridos e diversificação inteligente: como equilibrar renda fixa e crédito estruturado
Notícias
Aldo Vendramin ressalta a Expointer como palco de tradição, negócios e valorização genética dos Crioulos.
Expointer e Leilões Crioulos: tradição, negócios e valorização genética
Notícias
Ciro Antonio Taques explica como a medicina regenerativa traz novas perspectivas para tratamentos modernos.
Medicina regenerativa: reparando o corpo de dentro para fora
Notícias
Música: A Nova Aliada da Saúde no Brasil
Notícias
Antônio Fernando Ribeiro Pereira explica como a transformação digital está revolucionando o setor público no Brasil.
Como a transformação digital está revolucionando o setor público no Brasil?
Notícias
Anvisa Proíbe Suplementos Irregulares no Brasil: Saúde em Risco!
Notícias
Bráulio Henrique Dias Viana mostra como a gestão de capital humano pode desenvolver talentos e potencializar resultados nas organizações.
Gestão de capital humano: estratégias para desenvolver talentos e potencializar resultados
Notícias
Medicina no Brasil Notícias

A saúde em foco. O Medicina no Brasil traz as últimas notícias sobre tecnologia, política e mundo, analisando seus impactos diretos na saúde da população brasileira.

[email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?