Medicina no Brasil NotíciasMedicina no Brasil Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Reading: Efeitos do novo corona vírus nos rins
Share
Font ResizerAa
Medicina no Brasil NotíciasMedicina no Brasil Notícias
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Medicina no Brasil Notícias > Blog > Notícias > Efeitos do novo corona vírus nos rins
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Notícias

Efeitos do novo corona vírus nos rins

Diego Velázquez
Diego Velázquez 7 de abril de 2021
Share
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
SHARE

No início da pandemia do corona vírus, pouco se sabia sobre a doença. O Dr. Marco Antonio Fortes diz que os cientistas ainda têm muito a revelar, mas é de conhecimento que o Covid-19, originalmente descrito como uma infecção respiratória, afeta a função dos rins e de outros órgãos do corpo.

Os médicos de primeira linha da Unidade de Terapia Intensiva dos EUA (UTIS) descobriram que o novo corona vírus também causa insuficiência renal em alguns pacientes e mostra uma série de cálculos renais. Os efeitos são tão grandes que alguns países começaram a relatar a escassez crítica de suprimentos de diálise, destacando uma característica cruel e surpreendente da doença: lesão renal aguda.

O Mestre e Doutor em urologia Marco Antonio Fortes explica que os pacientes com doenças renais estão entre os grupos de risco para a Covid-19, pois a doença renal crônica pode ser um dos fatores de risco que predispõe a uma evolução mais desfavorável da Covid-19, uma vez que propicia uma certa deficiência da resposta imunológica e, também, de alguns hormônios essenciais à saúde.

O novo corona vírus causa insuficiência renal aguda em uma taxa alarmante. Estudos preliminares estimam que 14% a 30% dos pacientes com Covid-19 na unidade de terapia intensiva também sofrem de insuficiência renal. No entanto, o vírus destacou que o mais preocupante é que além da doença renal, que é um dos fatores de risco que pioram a doença, alguns pacientes que nunca tiveram doença renal antes de contrair o corona vírus podem ter impacto nos rins.

O Dr. Marco Antonio Fortes diz que, até o momento, entende-se que a Covid-19 pode ter o risco de morte 2x maior em pacientes com alguma alteração renal. Porém, por ser uma doença que ocorreu recentemente, não está claro a extensão do dano renal causado pelo vírus, nem se ele irá causar dano permanente aos rins a longo prazo.

TAGGED:Corona virusCovid-19Marco Antonio FortesMarco Antonio Quesada Ribeiro Fortesrimurologia
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Inteligência Artificial na Medicina: Como a Transformação Digital Está Redefinindo o Papel dos Médicos
Notícias
MEC autoriza curso de Medicina na UFV e reforça expansão do ensino superior no Brasil
Medicina
Regulação da Inteligência Artificial na Saúde no Brasil: Desafios, Riscos e Caminhos para um Futuro Seguro
Saúde
Sindnapi - Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos
Segurança digital para aposentados no mundo conectado: Como navegar com mais proteção na internet? Entenda com o Sindnapi – Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos
Notícias
Inovação além da tecnologia: entenda por que a reforma tributária exige visão estratégica de toda a liderança, com análise de Victor Boris Santos Maciel no centro do debate.
Inovação além da tecnologia: Por que a reforma tributária é um desafio para toda a liderança?
Notícias
O rastreamento mamográfico, segundo Vinicius Tadeu Sattin Rodrigues, muda o rumo do câncer de mama com prevenção.
Rastreamento mamográfico: Como a prevenção muda o rumo do câncer de mama
Notícias
Sustentabilidade no setor de plásticos: Elias Assum Sabbag Junior explica como a engenharia de embalagens aumenta a eficiência ambiental.
Sustentabilidade no ramo plástico: Como a engenharia de embalagens contribui para a eficiência ambiental
Notícias
Vacina contra a dengue no Rio de Janeiro: como a nova estratégia de imunização pode mudar o combate à doença
Saúde
Medicina no Brasil Notícias

A saúde em foco. O Medicina no Brasil traz as últimas notícias sobre tecnologia, política e mundo, analisando seus impactos diretos na saúde da população brasileira.

[email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Sobre Nós
  • Quem Faz
  • Contato
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?