Você sabe como funciona uma adequada economia financeira?

Você já parou para refletir como fazer uma economia financeira viável? O economista Giovanni Cataldi Neto comenta que quando nos referimos ao conceito de economia financeira, estamos falando do ramo da economia que estuda a alocação e distribuição de recursos econômicos. Tendo ciência da importância dessa área, fizemos este artigo para você compreender como funciona uma adequada economia financeira.

Entendendo melhor o conceito

Como mencionado anteriormente, essa equilibrada distribuição e alocação dos recursos financeiros, pode se dar tanto num espaço ou através do tempo, em um ambiente incerto. Nesse contexto, sabemos que possuir uma organização e um planejamento financeiros, são cruciais para que saibamos atingir determinado patrimônio e assim alcançar nossos objetivos. Dessa forma, confira abaixo alguns conselhos para fazer uma adequada economia financeira:

Tenha ciência do quanto você recebe 

Isso parece banal, certo? Mas saiba que muitas pessoas consideram o ganho mensal o valor do seu salário, o que é um erro já que há descontos fixos, como: plano de saúde, benefícios e afins. Dessa forma, Giovanni Cataldi Neto considera que as pessoas devem ter ciência do seu salário líquido, para que assim possam entender qual quantia pode ser realmente gasta.

Saiba o quanto você gasta

Quando falamos de saber o quanto você gasta, estamos nos referindo aos gastos fixos e variáveis. Sendo assim, o executivo pensa que é de suma importância ter uma planilha com esses gastos mensais, sejam eles fixos (transporte, internet, aluguel), ou variáveis (conta de luz e água). Ademais, é interessante enumerar também as despesas extras, como passeios, refeições fora de casa e afins.

Tenha reserva de emergência

O que seria a reserva de emergência? Na visão de Giovanni Cataldi Neto, a reserva de emergência diz respeito a uma quantia que você conseguiria cobrir os seus gastos num período de 6 meses a 1 ano. Entretanto, para estipular esse valor é importante que você consiga, de início, poupar alguma quantia de dinheiro e compreender de forma concreta quais são seus gastos mensais.

Defina suas metas

É fato, que quando temos objeções financeiras, o ideal é estabelecer metas para que assim seja mais fácil alcançá-las. Dessa forma, como pensa o economista, é interessante fazer um registro dos objetivos que você pretende alcançar a curto, médio e longo prazo, para que assim tenha uma ideia do que será necessário modificar na sua vida financeira.

Faça uma organização da sua vida financeira

E como organizar minha vida financeira? Na concepção de Giovanni Cataldi Neto, é fundamental que você comece estudando mais o assunto, para que assim possa estabelecer uma rotina financeira, isto é, que você saiba identificar onde estão os seus gastos e para isso é necessário se organizar por meio de planilhas e aplicativos do ramo, que permitem que você possa acompanhar toda a movimentação econômica que ocorre no seu dia a dia.

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Ultimas notícias