Suzano oferece tratamento fonoaudiológico na rede municipal de saúde

A rede municipal de Saúde de Suzano oferece tratamento fonoaudiológico. Segundo a Prefeitura, os atendimentos e as terapias contam com núcleos multidisciplinares de atenção e cuidado principalmente para crianças e pessoas mais velhas, diariamente, das 8h às 17h.

Os trabalhos também são voltados para adultos que buscam aprimorar aspectos relacionados à fala e à produção sonora. Especialmente por meio de fortalecimento motor da língua e das cordas vocais, com o desenvolvimento de todo o aparelho vocal, que inclui desde a traqueia até a boca.

Dependendo dos casos avaliados, as terapias podem ter maior duração de acompanhamento para apresentar os resultados desejados.

A Prefeitura explica que os agendamentos podem ser feitos diretamente nas 24 unidades do município, que encaminharão os pacientes para avaliação de um fonoaudiólogo capacitado, de acordo com cada caso. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), o serviço está disponível também no Ambulatório de Especialidades e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil.

Além de um fonoaudiólogo especializado em avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações de fala, voz e linguagens oral e escrita, o atendimento também inclui uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras infantis e neuropediatras que auxiliam no desenvolvimento dos pacientes em seus casos específicos.

Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, o trabalho de um fonoaudiólogo envolve o estímulo de várias áreas relacionadas à produção sonora. “Junto com os vários profissionais que temos, buscamos trabalhar e solucionar questões como gagueira, falhas na dicção e outras mais com treino e fortalecimento dos músculos faciais. Este é um serviço que prestamos à livre demanda e recomendamos a quem tiver interesse no tratamento a procurar uma de nossas unidades”, afirmou.

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Ultimas notícias