Muitas pessoas pensam em ingressar no mundo do Direito, porém, de acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, muitas pessoas não desejam seguir como advogados, e acabam desistindo por acharem que essa é a única opção. Porém, neste artigo, você verá que existem outras carreiras para quem não quer desistir do Direito. Então, vamos à leitura?!
O mundo do Direito
Em primeiro lugar, o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS nos explica que o mundo do Direito é bastante abrangente para todos aqueles que se formam na área. Além disso, vale a pena ressaltar que durante os cinco anos de graduação, são abordados diversos temas como, por exemplo, política, história, sociologia, filosofia e muitos outros que ampliam a nossa visão sobre a sociedade.
O mercado de trabalho para essa área
Por ser uma área que abrange diversos cargos, de acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, o mercado de trabalho para quem se forma na área é bastante estável. Logo, você poderá trilhar uma carreira bastante promissora independentemente da área que escolher. Basta investir em seus conhecimentos e encontrar seus pontos fortes para conseguir destaque.
3 profissões do Direito que não envolvem a advocacia
Como dito anteriormente, muitas pessoas desejam ingressar na graduação em Direito, mas não desejam se tornar advogados, o que é o caminho mais comum entre os estudantes. De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, existem outras profissões na área que também são bem colocadas na sociedade e possuem demandas a serem preenchidas. Confira logo abaixo!
- Procurador
Em primeiro lugar, temos o cargo de Procurador. De acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, esse profissional é responsável por defender os interesses do município, do Estado ou da União. Dessa forma, ele atua participando de audiência que estão relacionadas às competências de uma determinada prefeitura ou governo estadual, por exemplo.
- Promotor de Justiça
A profissão de Promotor de Justiça é uma das mais promissoras do mundo do Direito. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS nos explica que o profissional dessa área passa a ser um membro do Ministério Público após ser aprovado em algum concurso para esse cargo. Além disso, ele é responsável por defender os direitos e interesse da sociedade, além de fazer a investigação de crimes e garantir que os Direitos Humanos sejam respeitados.
- Juiz
Por último, mas não menos importante, temos a profissão de Juiz que, sem dúvidas, é uma das mais atraentes para quem estuda a área. Segundo o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, um juiz pode atuar em diferentes esferas como, por exemplo, na esfera estadual e federal. Sua responsabilidade é fazer análises e realizar o julgamento de processos que podem envolver cidadãos, organizações e afins.
Além dessas, existem outras profissões para estudantes da área. Não deixe de fazer a sua graduação!