Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é Mestre e Doutor em urologia, agindo, atualmente, como cirurgião geral, especialista em prostatectomia radical robótica, uma cirurgia minimamente invasiva. Mas, se tratando do câncer de rim, o médico diz que nas fases iniciais, normalmente, não costuma ter sintomas.
Sendo mais comum em homens do que mulheres, entre 55 e 75 anos, o câncer renal só permite um diagnóstico quando atinge mais ou menos 10 centímetros. A descoberta precoce da doença só é possível através de um check-up, por isso sempre mantenha as idas ao médico rotineiras, uma vez que quanto mais cedo se sabe, mais rápida e significativa são as chances de cura.
Por ser um dos principais cânceres, o Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes separou alguns sintomas para ficar de olho e descobrir rapidamente qual o tipo e qual o melhor tratamento. Confira:
- Cansaço incessante;
- Sangue na urina;
- Dor persistente na região lombar;
- Perda de apetite e peso;
- Febre, anemia e palidez;
- Presença de uma massa (caroço) no abdômen.
Além desses principais sintomas, a piora do quadro pode causar também inchaço nas pernas, falta de ar, dor de cabeça, tontura e perda da força muscular. Portanto, os fatores de risco são extremamente comprometedores, como o tabagismo, hipertensão e obesidade. Logo, dê preferência para hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos regulares, dieta balanceada e ingerir bastante água.
Como os rins são órgãos vitais para o funcionamento do corpo humano, a prevenção por meio de consultas regulares é um dos melhores caminhos já que, segundo o Mestre e Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, até o momento, infelizmente, não há tantas outras formas de cuidados precoces. Então se você possui algum fator de risco listado acima ou sentir qualquer sintoma semelhante, procure um médico urologista rapidamente.