A torção testicular é causada, como o próprio nome já diz, quando há a torção do testículo, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. Os testículos fazem parte do sistema reprodutor masculino e é responsável por produzir esperma e por produzir hormônios masculinos, um exemplo é a testosterona.
Quando ocorre a torção testicular há o estrangulamento do corrimento de sangue no órgão, fazendo com que seja feita uma intervenção emergencial, pois, dessa forma, pode haver a perda de função daquele tersticulo.
A torção dos testículos causam uma dor intensa, vômitos e náuseas agudas e o surgimento de edemas na região, bem como, por vezes, há incidência de febre no homem, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo.
Em se tratando do tratamento emergencial, há primeiro a análise feita em um rápido diagnóstico, e logo em seguida é necessário destorcer manualmente, procedimento realizado pelo médico em que é feito no sentido contrário da torção testicular, se mesmo assim não resolver o problema, é necessário o procedimento cirúrgico.
Em relação à cirurgia emergencial, o médico destorce o cordão espermático e depois costura a bolsa escrotal, porém quando há sinais de necrose é feita a orquiectomia, em outras palavras, a remoção de um testículo. Vale ressaltar que não o quadro de infertilidade do homem, tendo em vista a permanência do outro testículo saudável, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.