Medicina no Brasil NotíciasMedicina no Brasil Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Reading: Cirurgia robótica: como é feita e qual sua funcionalidade
Share
Font ResizerAa
Medicina no Brasil NotíciasMedicina no Brasil Notícias
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Medicina
  • Notícias
  • Saúde
  • Sobre Nós
Medicina no Brasil Notícias > Blog > Notícias > Cirurgia robótica: como é feita e qual sua funcionalidade
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
Notícias

Cirurgia robótica: como é feita e qual sua funcionalidade

Oleg Volkov
Oleg Volkov 11 de junho de 2021
Share
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes
SHARE

Como a cirurgia robótica está na vanguarda da precisão no campo da cirurgia, as possíveis aplicações são tão extensas quanto os usos da cirurgia minimamente invasiva. Segundo o Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, atualmente, a cirurgia robótica é o que há de mais indicado, principalmente nos casos de procedimentos muito delicados, por isso já se tornou uma opção bem-sucedida em procedimentos neurológicos, urológicos, ginecológicos, cardiotorácicos e numerosos procedimentos cirúrgicos gerais.

A verdadeira vantagem da cirurgia robótica é sua precisão. Hoje, é realizado por um cirurgião em um console na mesma sala de cirurgia que o paciente e o braço robótico. O campo de visão do cirurgião é tridimensional, muito bom e superior ao da laparoscopia. Esses instrumentos são muito precisos e seus movimentos são semelhantes aos das mãos humanas (Endowrist), só que sem tremores ou cansaço.

Esses fatos trazem vantagens à cirurgia laparoscópica e, portanto, são indicados para a realização de operações complexas e difíceis de serem realizadas por laparoscopia. Para os cirurgiões, a ergonomia apresenta grandes vantagens.Trabalha sentado, relaxado, com a fronte apoiada no visor do console. Se o médico retirar a cabeça do console, os braços do robô param de funcionar imediatamente, o que permite uma pequena pausa para exames ou discussão do caso com outros colegas. Porém, vale ressaltar a necessidade de médicos e profissionais técnicos altamente capacitados para o uso da técnica robótica e aptos a executar a técnica convencional se ocorrer qualquer falha mecânica ou humana durante o procedimento operatório.

O Mestre e Doutor em urologia Marcos Antonio Quesada Ribeiro Fortes relata que além da facilidade, a recuperação após o procedimento cirúrgico é uma das maiores entre os pacientes. Por isso, o sistema robótico tem possibilitado aos pacientes alternativas positivas para o tratamento, de maior eficiência quando comparada com os métodos tradicionais, cortes menores, menos dor e desconforto no pós-operatório, diminuição da perda de sangue e hemorragias durante a cirurgia, possibilitando ao paciente um retorno mais rápido às atividades do dia a dia.

Portanto, o robô trouxe ergonomia para o médico, que consegue realizar movimentos com os braços robóticos impossíveis de serem reproduzidos por mãos humanas, portanto, a remoção do contato humano durante a cirurgia pode ser levada ao próximo nível, com sistemas de cirurgia robótica capazes de funcionar a maiores distâncias entre o console de controle do cirurgião e a robótica da mesa do lado do paciente.

Isso permitiria a cirurgia robótica com pacientes em uma “sala limpa” próxima, reduzindo ou eliminando a infecção intraoperatória. O Doutor Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes acredita que é possível que a robótica médica de próxima geração e a cirurgia robótica também realizem remotamente o trabalho de preparação cirúrgica.

TAGGED:Marco Antonio FortesMarco Antonio Quesada Ribeiro FortesPoder JudiciarioSentençaurologia
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Covid combate: capacitação ajuda a enfrentar desinformação sobre vacinas
Saúde
Médicos e psicólogos do SUS atendem vítimas do tornado no Paraná
Medicina
Hospital do Andaraí abre vagas para médicos em diferentes especialidades
Notícias
Sérgio Bento De Araújo destaca que treinar equipes de robótica requer cooperação, prática constante e resolução criativa de problemas.
Competições de robótica: Como treinar uma equipe?
Notícias
Teciomar Ábila celebra os carros clássicos que atravessaram o tempo e continuam despertando paixões em todas as gerações.
Carros clássicos, paixões eternas: Modelos que marcaram gerações
Notícias
Rodrigo Gonçalves Pimentel mostra como a recuperação judicial pode ser uma oportunidade para reestruturar a gestão e fortalecer a imagem da empresa no mercado.
Transformando a sua empresa com a recuperação judicial: Saiba mais sobre gestão de crise e de imagem
Notícias
Hebron Costa Cruz de Oliveira destaca como a arte desperta empatia, sensibilidade e pensamento crítico na formação pessoal.
Qual é o poder da música, da literatura e das artes visuais na formação humana?
Notícias
Gustavo Luíz Guilherme Pinto alerta para os impactos físicos e emocionais da obesidade e a importância da prevenção.
O perigo da obesidade: Entenda as consequências físicas e emocionais desse desafio crescente
Notícias
Medicina no Brasil Notícias

A saúde em foco. O Medicina no Brasil traz as últimas notícias sobre tecnologia, política e mundo, analisando seus impactos diretos na saúde da população brasileira.

[email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?