Saiba qual é a diferença entre vinho de mesa e vinho fino

O empresário Marco Carbonari é especialista em vinhos há mais de 10 anos, além disso é proprietário de uma renomada vinícola no interior do estado de São Paulo, a Villa Santa Maria. Dessa forma, repleto de arcabouço acerca do tema, elucida assuntos do vinho, explicando a diferença entre o vinho de mesa e o vinho fino.

“Os vinhos são bebidas repletas de mistério e especificidades, pois possuem propriedades únicas que causam diferentes sensações em cada pessoa, é uma explosão de sabor, aroma e textura, sendo assim, uma espécie de obra de arte em forma de líquido, comenta o especialista em vinhos, Marco Carbonari.

Em primeiro lugar, segundo o especialista Marco Carbonari, no que tange às diferenças dos vinhos, o vinho fino é oriundo da espécie Vitis vinifera, ou seja, são uvas uvas finas, já o vinho de mesa é proveniente de uvas variadas. Além disso, enquanto o vinho de mesa possui coloração opaca e aromas rústicos, os vinhos finos apresentam uma complexidade de aromas maiores e um aspecto visual mais límpido.

Continuamente, ”em se tratando da qualidade dos vinhos, o vinho fino possui um sistema rigoroso no processo de confecção dos vinhos, já os vinhos de mesa são mais flexíveis quanto a esses critérios”, afirma Marco Carbonari.

Por fim, o empresário Marco Carbonari explica que o sabor, assim como o aroma, dos vinhos finos são mais complexos se comparados aos de mesa. Vale ressaltar que por mais que seguindo os critérios de qualidade propostos e amplamente difundidos no mundo dos vinhos, não cabe inferiorizar os vinhos de mesa, pois ambos podem ser escolhidos em situações e intenções distintas.

Enquanto o vinho fino pode ser optado em situações de traje a rigor, mais formal e requintada, o vinho de mesa pode ser consumido em situações mais descontraídas e informais, sendo um ótimo custo-benefício. “A degustação e apreciação é um ato livre e libertador, não se pode prender às amarras”, enfatiza Marco Carbonari.

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Ultimas notícias