O que acontece com o vinho quando ele oxida?

O empresário Marco Carbonari é proprietário de uma renomada vinícola no interior do estado de São Paulo, localizada a um pouco mais de 100 km de Campos de Jordão, a Villa Santa Maria, reúne tradição e qualidade em sua composição, sua gênese se deu como uma forma de reunir a família, contudo, com sua técnica e qualidade, a vinícola, aos poucos, tornou-se um negócio de sucesso. Dessa maneira, o empreendedor repleto de arcabouço acerca do tema, desvenda à nossa redação os mistérios que circundam a bebida.

O especialista em vinhos, Marco Carbonari, ajuda a  desvendar o mistério acerca da etiqueta na hora de degustar um bom vinho, dessa forma, imbuído de conhecimento sobre o tema, o empresário conta à nossa redação os motivos pelos quais os vinhos oxidam, ensina formas de evitar a oxidação e explica como isso influencia no aroma e sabor da bebida.

O vinho passa por diversas fases até seu resultado final e o oxigênio pode constantemente estar presente antes ou após sua feitura, se por um lado o vinho precisa de oxigênio para liberar seus sabores e aromas, por outro, o contato excessivo da bebida com o ar pode ocasionar em prejuízo a danos à bebida.

A oxidação é um processo em que o vinho envelhece, explica o especialista Marco Carbonari, há casos em que essa oxidação é intencional, como no uso de decanter para que o aroma e sabor do vinho seja exaltado, contudo, se oxidado de forma excessiva, o vinho passa a sofrer alterações não muito agradáveis.

O oxigênio está presente na etapa de fermentação do vinho, contudo, a bebida precisa ser bem armazenada, pois uma boa vedação garante a qualidade e conservação do vinho. Dessa forma, se porventura houver um problema quanto ao armazenamento, a bebida pode estragar:

Além de ter alteração no gosto do vinho, o aroma pode passar a ter um teor de vinagre ou acetato, ambos cheiros fortes. Dessa forma, Marco Carbonari recomenda que após aberta a garrafa, haja o consumo total do vinho, ou se em casos de armazenamento da bebida na geladeira após a abertura da garrafa, haja uma boa vedação. Uma boa alternativa é o uso de bomba à vácuo, pois dessa forma há a retirada de ar na garrafa e uma vedação da garrafa.

Get in Touch

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Ultimas notícias